5.5.09

Pesquisa da ADOTE-DataFolha revela que 64% dos brasileiros são doadores em potencial de órgãos e tecidos


Seminário vai discutir ações e políticas de doação no país

A maioria dos brasileiros é potencial doadora de órgãos e tecidos, revelou pesquisa encomendada pela ADOTE (Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos) ao Instituto DataFolha. A sondagem mostrou que 64% dos brasileiros doariam seus órgãos para serem transplantados após a morte. Desta maioria, 39% já conversaram com suas famílias sobre a perspectiva de doar.

Realizada entre 16 e 19 de março, em 118 municípios de todas as regiões do país, a pesquisa apontou também que 80% dos brasileiros com intenção de doar órgãos têm nível superior. No total, foram entrevistadas 2.122 pessoas.

Os resultados da pesquisa serão apresentados no Seminário “A intenção de doar órgão no Brasil: visão e perspectivas”, programado para o dia 8 de maio, das 9 às 12 horas, na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), em Botafogo. Os novos dados servirão de base para a discussão sobre políticas, ações e desafios relacionados à doação – como o aperfeiçoamento da infraestrutura para o melhor aproveitamento dos órgãos em transplantes. O encontro é aberto aos profissionais de saúde, às autoridades públicas e à imprensa.

Sobre a ADOTE

Criada em 1998, a ADOTE (Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos) é uma organização sem fins lucrativos com equipe de voluntários que atua em diversas áreas. Tem a missão de mostrar à sociedade a importância da doação de órgãos: o transplante é a resposta para milhares de pessoas com insuficiências orgânicas terminais ou cronicamente incapacitantes e que não dispõem de tratamentos ou terapias convencionais. A ADOTE reúne três centrais de doação, instaladas no Rio Grande do Sul, Mato Grosso e no Rio de Janeiro, onde há também uma unidade com atenção especial para bebês e crianças – a DoeAção, direcionada à doação de órgãos para bebês e crianças.

SEMINÁRIO “A INTENÇÃO DE DOAR ÓRGÃOS NO BRASIL: VISÃO E PERSPECTIVAS”

Data: 8 de maio de 2009

Horário: 9 às 12 horas

Local: CREMERJ – Praia de Botafogo, 228 Lojas 103 a 106 – Rio de Janeiro.

Informações para a imprensa:

StartCom Assessoria

Alexandre Carauta – alex@startcom.com.br

Sérgio Carvalho – sergio.carvalho@startcom.com.br

Tel.: (21) 3328-9183

www.startcom.com.br