23.5.06

A RESPONSABILIDADE COM O CIDADÃO


A população recebe com interesse e carinho as ações de saúde, o que demonstra o quanto necessitamos evoluir para atender seus interesses por maior acesso ao diagnóstico enquanto é tempo, ao tratamento enquanto é possivel ser tratado.

A falta de divulgação sobre as hepatites, juntamente com a falta de diagnóstico dos casos suspeitos é um mal que adia o um grave problema: para quem adoece, para quem se torna incapacitado para o trabalho, para o sustento de suas famílias, e para quem morre no meio do caminho deixando a convivência dos seus.

É uma ilusão deixar de investir com ações de saúde pública e tratamento destas doenças, pois tornam-se muito mais caros os gastos com internações hospitalares, aposentadoria, e transplantes hepáticos.

É importante que se saiba e que se diga que todo dinheiro para a saúde advém dos impostos que a população paga para ter serviços sérios e eficazes.

Quem administra tem de ser capaz e consciente para empreender políticas públicas que melhorem as condiçoes de vida da população. A saúde é um bem que quando se perde não há caminho de volta.

O Dia Internacional da Hepatite C é um grito apenas! Espera acordar as autoridades em qualquer nível para que tomem atitudes urgentes relacionadas tanto à Hepatite C quanto à Hepatite B, pois ambas são flagelos que temos de superar e que não se supera sem a presença do estado.

22.5.06

DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A HEPATITE C



ABSOLUTO SUCESSO A CAMPANHA DE TESTAGEM DE HEPATITES DURANTE O DIA INTERNACIONAL DA DOENÇA EM JOÃO PESSOA.

Nos dias 20 e 21 de maio de 2006 os voluntários da ONG Grupo Confiantes no Futuro realizaram uma Campanha de divulgação entre a população transeunte do Parque Sólon de Lucena, Lagoa (no sábado) e da Orla Marítma de Tambaú, Busto de Tamandaré (no domingo) onde foram realizados testes rápidos de detecção da hepatite C ( anti-HCV) pela primeira vez no estado da Paraíba.
Este teste permite apenas com uma picada no dedo (semelhante ao de diabetes) determinar se a pessoa é suspeita de ser portador do virus da hepatite C. O seu resultado é imediato!
Os casos positivos foram encaminhados ao Centro de Testagem e Controle (CTA) da Prefeitura Municipal de João Pessoa em uma relação nominal na segunda feira após a campanha. Estes foram comunicados do seu resultado em suas casas e encaminhados para novos exames de confirmação e tratamento.
A campanha contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde que ofereceu apoio logístico, de divulgação, carros de som, folhetos explicativos, camisetas que foram distribuidas entre a população, além de pessoal de apoio. A secretária municipal de saúde de João Pessoa: Dra. Roseana, junto com sua equipe de assessores se fizeram presentes nos locais da Campanha, demonstrando o seu apoio a esta iniciativa do Grupo confiantes no Futuro.
Nossos agradecimentos em nome dos portadores e da comunidade à secretaria municipal e que estas açoes se desdobrem em outras de caráter permanente não só neste como em outros municípios do estado. Infelizmente a ONG não conseguiu, embora tenha tentado, uma audiência com o secretário estadual de saude Dr. Geraldo Almeida para tal fim.